terça-feira, 19 de maio de 2009

O Fim do Aquecimento Global














Por David Shalom

Você lembra do aquecimento global, a fatalidade anunciada que de acordo com 99,9% dos cientistas, afetará drasticamente toda a humanidade? Alguns meses atrás, não havia outro assunto nos periódicos impressos e na mídia televisiva: era Rio de Janeiro debaixo d´água, ursos polares raquíticos num imenso manto branco, o planeta Terra representado por uma bola de fogo...ué, mas aonde foram parar essas fortíssimas reportagens que tanto vinham amedrontando a todos nós?Com o lançamento do filme de Al Gore, “Uma verdade inconveniente”, a imprensa aproveitou-se para bombardear seus leitores diariamente – ou semanalmente, no caso das revistas – com prognósticos aterradores sobre todo o futuro do planeta azul. Mas, por alguma razão, tais reportagens ficaram um tanto escassas nos últimos meses, tão escassas que parece que tudo aquilo acabou, o planeta anda bem e saudável...Naturalmente que isso não é verdade, mas, aparentemente, o homem precisa ser constantemente lembrado dos problemas que lhe rondam. A partir do momento que a mídia para de falar sobre o aquecimento global, ele parece ficar mais distante, quase irreal, o que não é exclusividade deste tema.

Quando o jornal publica uma série de notícias envolvendo fatos violentos, ficamos um tanto assustados, com medo de sair à rua, muito mais precavidos. Isso é muito comum na cidade do Rio de Janeiro. Pergunte a seus amigos, ou melhor, pergunte a si mesmo quando deseja visitar a cidade maravilhosa. A resposta mais comum será, “não vou, é muito violento lá”, ainda que a média de homicídios não seja tão maior que de outras capitais brasileiras. É que o noticiário nos fala tanto de tiroteios, dos mandos e desmandos de Comandos Vermelhos e cogêneres, que, àqueles mais distante daquela realidade, a impressão que passa é a de que os cariocas vivem em uma cidade completamente sem lei, em que todos estão condenados à morte. Eu faço parte dessa massa: por que irei ao Rio, se posso ir à Recife, uma cidade tranquila, com belas praias também? O fato é que a capital pernambucana é, ao menos estatisticamente, muito mais perigosa do que a fluminense, mas, como a imprensa dá muito mais enfase à cidade maravilhosa, temos essa impressão de velho oeste litorâneo em relação ao Rio de Janeiro.Voltando ao inicio do texto, por que o aquecimento global? Simples: semana retrasada eu estava folheando a revista Época, quando me deparei com uma matéria com o título, “é pior do que se imaginava”. Lembro-me dessa mesma publicação dando capas e mais capas sobre o tema, e, de repente, após meses sem sequer comentar o assunto, publicam uma matéria pequena, com uma pequena e discreta chamada frontal, cujo conteúdo são cientistas prevendo um futuro ainda mais miserável ao planeta e à raça humana do que antes era previsto.

De qualquer forma, me chamou a atenção, e me fez lembrar de que a situação climática da Terra é caótica. De fato, alguns meios apresentam de forma constante documentários sobre o assunto - como o Discovery Channel com seu fantástico e altamente recomendável Planeta Terra – mas os grandes meios, que realmente fazem o nosso pensar diário, parece que fazem verdadeiras séries durante vários meses – como é com qualquer tema que chame a atenção - e depois, simplesmente esquecem. E nós, como leitores consumidores, acabamos esquecendo um pouco de todas as mazelas que nos circundam.


Links bacanas sobre o assunto:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG73749-6014-412,00.html (matéria de 2006 da revista Época)

http://veja.abril.com.br/210606/p_068.html (matéria para impressionar publicada pela Veja em 2006)

http://super.abril.com.br/revista/239/materia_revista_231035.shtml?pagina=1 (Matéria muito legal da Super Interessante: contesta a culpa do ser humano no Aquecimento da Terra)

Documentário que contesta teoria do Aquecimento Global. Cientistas, queremos sua opinião:
http://www.youtube.com/watch?v=xzSzItt6h-s


Trailer do filme "Uma Verdade Inonveniente", do ex-vice presidente dos EUA, Al Gore. Filme parte da premissa de que o Aquecimento Global é causado pelo homem:
http://www.youtube.com/watch?v=0XMn_Ry3z6M


Relação de Al Gore com a divulgação do fenômeno
http://www.youtube.com/watch?v=t6IB6wxXFdU


Discurso de Al Gore sobre o assunto no Congresso Americano:
http://www.youtube.com/watch?v=Yo7rmajxxnc

13 comentários:

  1. A verdade é que ouvir algo repetido é muito chato!Cansa!Mas é necessário!
    No caso do aquecimento global,por exemplo, como vcs falaram, teve uma época em que parecia que o mundo ia acabar no dia seguinte, mas de uns tempos pra cá parece que não é mais tão sério assim, mas o problema é que continua muito sério, e apesar de chato, os jornais precisam ficar nos lembrando disso a toda hora, dando notíciasm porque senão a gente acaba parando de ligar para o problema!E isso acaba tornando o problema ainda mais sério!

    ResponderEliminar
  2. AqUeCiMeNtO gLoBaL = LeNdA
    Oi, MeU NoMe é VaLéRiA e NiNgUéM nUnCa VaI cOnSeGuIr Me CoNvEnCeR qUe O aQuEcImEnTo GlObAl é VeRdAdEiRo!!!

    Eu NãO vOu PaRaR dE dIrIgIr CaRrOs GrAnDeS e CaRoS e De LeVaR MeU eStIlO dE vIdA fAbUlOsO pOr UmA LeNdA!!!

    Eu PoLuO MeSmO!!!
    Pq O sEr HuMaNo É mTo PeQuEnO pRa CoNsEgUiR MuDaR aLgUmA cOiSa NeSsE pLaNeTa!!!

    ResponderEliminar
  3. eu discordo, essa não é uma máfia, oque acontece é que os países como EUA tem muitas emissões por causa do grande número de carros e fábricas, aí oque acontece, os países emergentes como China Brasil e Índia, junto com vários países da Europa, (quem quiser uma lista completa me manda um scrap) resolveram ferrar com o desenvolvimento dos EUA e passar na frente dele, inventando o protocolo de Kyoto, essa de efeito estufa e tantas outras bestialidades.

    ResponderEliminar
  4. se fosse realmente tudo uma lenda, a cada ano q passa nós não ouviríamos frases como essas:

    "Este foi o inverno mais quente dos últimos 50 anos..."
    "Com o derretimento das calotas polares, nível do mar aumenta 1cm a cada ano..."

    Dentre outras.

    O problema é que o mundo está cheio de pessoas como o Tom e a Valéria.
    Vocês deviam parar e pensar. Realmente vocês podem não viver para ver como o mundo estará daqui 100 anos....mas e seus filhos ? netos ? bisnetos ?

    Essa é a questão.

    O homem é um ser muito pequeno em relação ao planeta Terra, mas não são apenas dois ou três que estão contribuindo para o fim da humanidade,e sim muitos, quase todos.


    Pare e pense.
    Veja se realmente vale a pena acabar com o planeta apenas para satisfazer suas vontades.

    Espero que isto sirva para alguma coisa.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. O aquecimento Global é uma hipótese. Ouvimos muito notícias das maiores temperaturas dos últimos X anos... Mas então? Se há 50 anos tínhamos temperaturas tão altas como agora, não é provável que o clima passe por ciclos de aquecimento e resfriamento? É uma hipótese... Há pouco mais de um século que as temperaturas são monitoradas. E o planeta tem 4 bilhõees de anos... Nego passa dez minutos segurando um termômetro e já quer sair por aí divulgando suas conclusões...

    ResponderEliminar
  6. Valéria,você não é a única a pensar que o aquecimento global pode não vir a acontecer como se tem falado. De repente, pode até ser verdade. Eu tenho achado que não.

    No entanto, independente dele, o planeta está chegando numa crise enorme de sustentabilidade (você sabe o que é isso?). A água vai acabar, o petróleo vai acabar, as pessoas estão comendo demais (se o mundo comesse como os americanos, precisaríamos de seis planetas para dar conta da demanda).

    Então, acredite ou não aquecimento global, sua atitude consumista e egoísta ("poluo mesmo!") é só reflexo da estupidez que toma uma grande parcela das pessoas, incapazes de pensar a longo prazo e de se sensibilizar com o sofrimento alheio.

    ResponderEliminar
  7. Ah, e o ser humano é muito pequeno para mudar alguma coisa no planeta? Junte 6 bilhões deles para você ver o que acontece.

    ResponderEliminar
  8. Esse pessoal simplesmente não para para pensar...
    Entram na onda histérica divulgada pela midia sobre o tal aquecimento, mudança climática, catastrofes naturais, fim do mundo, etc ...
    Por favor pensem, não é só concordar com o que escutam por ai.

    Colocar a culpa no CO2 é tão ridiculo que já estão abandonando este argumento, em outras eras geologicas o planeta ja registrou até 10x mais CO2 do que o existente agora, o que aliás foi ótimo para a flora. O principal gas de efeito estufa é o vapor de água.

    Ninguem para pra pensar na lógica, a indústria e os automoveis (apontados como os grandes vilões) somente chegaram a se desenvolver em maior escala no periodo pós segunda guerra... impossivel gerar qualquer efeito global nesses pouco mais de 60 anos. Já tivemos muitos registros de aquecimento e resfriamento do clima no passado, na idade média por exemplo, e nunca tivemos nada a ver com isso, ou vai dizer que foram as industrias tb?

    Eles simplesmente esquecem que os maiores reguladores da temperatura da terra são o sol e os oceanos, muito, muito, muito ,muito mesmo, mas muuuito mais do que qualquer intervenção humana na superficie ou na atmosfera terrestre.

    Mudanças climáticas acontecem? Óbvio, sempre, o clima não é estático sempre muda, áreas que hoje são desertos já foram parte de mares e oceanos, e grandes florestas já foram terras inóspitas cobertas de gelo. Estudem a estratigrafia de qualquer serra aqui do brasil mesmo e vcs podem perceber que um mesmo lugar já pode ter passado por um ambiente marinho, glacial, desértico, etc....

    Nós somos apenas moradores daqui, mas não ditamos as regras da casa.

    CONSCIENCIA AMBIENTAL É FUNDAMENTAL PARA NOSSO BEM ESTAR E PARA A PRÓPRIA SOBREVIVENCIA PROTEGENDO NOSSO MEIO, MAS SEM PARANÓIA E TERRORISMO AMBIENTAL POR FAVOR.

    ResponderEliminar
  9. E ja que virão com paus e pedras pra cima de mim (relaxa pq eu sou sim super a favor de proteger o meio ambiente, só não gosto de mentiras interesseiras) envio alguns lugares onde podem se informar melhor antes.
    Artigo sobre a improbabilidade do aquecimento global antropogênico (Estudo cientifico e não matéria de revista ou coisas do tipo):
    http://mitos-climaticos.blogspot.com/2008/06/aquecimento-ou-histeria-global-1.html
    Documentário bem interessante explicando oque esta errado com essa teoria de aquecimento e com declarações de grandes e renomados cientistas internacionais:
    http://www.youtube.com/watch?v=RDzuXPM1W3k
    depois me digam o que acham...
    Vlw

    ResponderEliminar
  10. Vitor, gostamos muito das informações e links que você colocou. Realmente dão uma outra visão.

    Achamos interessante também, que depois de todo alarde que foi feito, que parecia que o mundo ia acabar sempre no dia seguinte, o aquecimento global deu um tempo nos noticiários (e foi substituído por uma "apocalíptica" crise). Vocês acham que a falta de divulgação faz com que o problema pareça menor, ou o excesso de divulgacão acaba dando a ele características exageradas demais, e na verdade não é bem assim???

    ResponderEliminar
  11. Assim como o tal do Aquecimento Global, diversos outros assuntos são tratados pela mídia como uma super produção cinemtogtráfica, que envolve trilha sonora, imagens chocantes e dados assustadores. Por mais real e relevante que seja aquela notícia, ela é feita para assustar, e nem sempre tem a pretenção de alertar, o que seria o correto.

    Nem por isso devemos deixar de lado problemas que de fato são importantes na sociedade. Violência existe mesmo, o meio ambiente já não é mais o mesmo, o tráfico de drogas comanda sim muitas regiões... porém, dramatizar essas situações não resolvem o problema.

    Respondendo a questão acima, acredito que o excesso de informação chega a massacrar o espectador, que se desinteressa porque "não aguenta mais" ouvir falar daquele assunto. Essa característica hostil da mídia exagerada torna notícias relevantes desimportantes, colocando em dúvida a veracidade e a calamidade do tema, e saturando pessoas que acabam criando uma mentalidade indiferente à situação, como a Valéria, que "polui mesmo"!

    Mas a minha questão é: será que é tudo culpa da mídia?

    ResponderEliminar
  12. Não acho que a culpa seja da mídia.
    Somos nós, os receptores, que exigimos isso dela!Queremos informações a todo momento,ainda mais se é um assunto sério e preocupante como o aquecimento global.
    Nós somos os culpados e a mídia não faz mais do que desempenhar sua função, nos dando o que queremos!

    ResponderEliminar
  13. Alguem se lembra da pobre camada de ozônio? A uns 10 anos ela era a bola da vez, seriamos todos fritos pelos raios do sol, aquecimento global não era problema. Hoje já não dão a menor importancia para ela.

    e o pior é que esta não é a primeira vez que usam este tipo de artificio ..

    ResponderEliminar